Linha 6-Laranja consolida a Acciona como player-chave da infraestrutura urbana
Maior obra em andamento da América Latina reforça a atuação da companhia no Brasil.
André de Angelo, presidente da Acciona no Brasil. (Foto: Divulgação)
O setor de infraestrutura tem sido impulsionado por investimentos em mobilidade urbana, saneamento e energia limpa. Ferrovias e sistemas de abastecimento de água ganham protagonismo em um país que busca reduzir desigualdades regionais e emissões de carbono, ao mesmo tempo em que moderniza seus centros urbanos. Assim, projetos de grande escala conectam não apenas cidades, mas também pessoas, empresas e oportunidades e representam um vetor essencial de desenvolvimento sustentável.
Presente no país há mais de 25 anos, a Acciona é hoje uma das principais referências em engenharia e sustentabilidade. Responsável pela construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina, a companhia aplica práticas avançadas de eficiência energética, reciclagem de resíduos e capacitação profissional.
O líder em infraestrutura projeto, com 15,3 km de extensão e 15 estações, vai atender cerca de 633 mil passageiros por dia, conectando o bairro da Brasilândia à região central da cidade e reduzindo o tempo de trajeto em até 70%. Mais de 10 mil empregos estão sendo gerados direta e indiretamente pela obra, que conta com investimento de R$ 19 bilhões.
Além do transporte, a Acciona também atua em saneamento e gestão de recursos hídricos, com contratos relevantes no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. A empresa é neutra em carbono desde 2016 e adota um Plano Diretor de Sustentabilidade baseado em quatro pilares: “Pessoas no Centro”, “Planeta Positivo”, “Liderança Exponencial” e “Integrar para Transformar”.
Entre as suas metas, estão a ampliação da equidade de gênero e o incentivo à formação técnica de mulheres na construção civil, além de parcerias acadêmicas com a USP e a Universidad Politécnica de Madrid para capacitar novos engenheiros e gestores.