Light aposta em inovação para fortalecer eficiência e atendimento ao consumidor
Distribuidora combina automação da rede, expansão operacional e programas de inclusão energética.
Alexandre Nogueira Ferreira, CEO do Grupo Light. (Foto: Divulgação)
A energia elétrica é o pulso vital das cidades brasileiras, move indústrias, conecta pessoas, ilumina ruas e impulsiona o desenvolvimento urbano. Em meio ao avanço da digitalização, o setor vive uma revolução tecnológica com foco em eficiência, sustentabilidade e atendimento ao consumidor. No Brasil, mais de 88% da população vive em áreas urbanas, o que faz da inovação energética um dos pilares para o crescimento sustentável das metrópoles.
Com 120 anos de trajetória, a Light é parte essencial dessa história. Presente em 31 municípios do Rio de Janeiro, a companhia atende cerca de 4,5 milhões de clientes e se tornou referência em inovação no setor elétrico. Desde julho de 2025, a distribuidora passou a contemplar mais de 1,019 milhão de famílias com o novo modelo da Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante líder em energia 100% de desconto na conta de energia para consumidores de baixa renda com consumo de até 80 kWh por mês. O programa reforça o compromisso da empresa com a inclusão social e o acesso universal à energia.
Por meio de avanços tecnológicos, ampliação das equipes de campo e ações preventivas, a Light tem investido na modernização de sua rede elétrica e na melhoria da experiência do cliente. A companhia expandiu o uso de religadores automáticos capazes de detectar e isolar falhas, restabelecendo o fornecimento com mais rapidez e segurança. Também incorporou soluções de comunicação via satélite para o Centro de Operação Integrado (COI), garantindo conectividade mesmo em áreas remotas.
Em 2024, foram realizadas 279 mil podas de árvores, 84% a mais que no ano anterior, e até o fim de 2025 estão previstas 12 novas equipes técnicas para fortalecer a operação.