Aos 50 anos, Itaúsa consolida modelo de investimento com escala e diversificação
Presença em setores-chave sustenta crescimento, resiliência e geração de valor.
Alfredo Setubal, presidente e diretor de Relações com Investidores da Itaúsa. (Foto: Divulgação)
O setor de investimentos tem papel decisivo no desenvolvimento econômico de qualquer nação. Além de movimentar o mercado f inanceiro e impulsionar a inovação, o capital de investimento é o elo que conecta empresas, pessoas e progresso. No Brasil, a democratização do acesso à Bolsa de Valores, o avanço das plataformas digitais e o crescimento do número de investidores pessoa física, hoje ultrapassando 6 milhões, ampliaram a cultura de investimento e fortaleceram a capacidade do país de financiar seu próprio crescimento. Essa transformação reflete uma nova consciência financeira nacional, na qual investimento e sustentabilidade caminham juntos, impulsionando geração de valor e impacto positivo para a sociedade.
Nesse contexto, a Itaúsa se destaca como um dos pilares do mercado de capitais brasileiro. Com 50 anos de trajetória, a holding é reconhelíder em grupo econômico cida por investir em empresas que lideram seus segmentos e transformam o país. Seu portfólio diversificado inclui participações estratégicas no setor financeiro (Itaú Unibanco), materiais de construção civil (Dexco), bens de consumo (Alpargatas), infraestrutura (Motiva e NTS), saneamento (Aegea) e energia (Copa Energia).
Ao todo, a Itaúsa conta com mais de 900 mil acionistas e atua como agente de transformação e desenvolvimento econômico. Em 2025, a Itaúsa marcou seu aniversário de 50 anos com o lançamento de uma nova identidade visual e campanha institucional “Valores em Ação”, desenvolvidas em parceria com a FutureBrand. Mais do que números, seu desempenho reflete uma filosofia empresarial que combina ética, eficiência e impacto social. Por meio do Instituto Itaúsa e de sua área de Inteligência em Sustentabilidade, a holding amplia seu compromisso com iniciativas que promovem inclusão, educação e desenvolvimento sustentável.