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Conexão cultural

Unilever redefine seu crescimento e transforma o Brasil em peça-chave de sua estratégia global de transformação

A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias.

30 de outubro de 2025 - Atualizado em 30 de outubro de 2025 às 16h36 por REVISTA LIDE

unileverAndrés Gonzalez, presidente da Unilever Brasil e líder de Beleza e Bem-Estar para América Latina.

A Unilever tem uma estratégia clara para acelerar o crescimento: priorizar os mercados e marcas que mais geram valor, aumentar a eficiência com tecnologia e tornar a organização mais competitiva. Com foco em inovação, sustentabilidade e relevância cultural, a companhia reforça seu protagonismo global e aposta no Brasil como motor de transformação em direção a um futuro mais responsável, digital e conectado ao consumidor.

De acordo com o presidente da Unilever Brasil e líder de Beleza e Bem-Estar para América Latina, Andrés González, o foco da empresa está em 24 mercados, incluindo o Brasil, terceiro maior da companhia e em 30 Power Brands que concentram 75% da receita global, como Dove, Rexona, Omo e Hellmann’s. “Temos um grande ativo para o crescimento que é a reconhecida excelência dessas marcas e seu potencial de escalabilidade. Elas recebem aportes contínuos em inovação para entregar produtos com qualidade, eficácia e experiência superiores”, pontua.

Novo momento

Na era digital, a Unilever está redefinindo sua filosofia de marketing. “Estamos construindo uma nova filosofia de marketing, baseada em dois pilares: Desejo em Escala, por meio de sistemas em que outros falam por nossas marcas, e Desenvolvimento de Categorias, com inovações que criam novos segmentos”, explica. A fatia dedicada às mídias digitais saltou para 50% dos investimentos de marketing, com foco em influenciadores e comunicação de muitos para muitos.

A companhia também intensificou sua presença em eventos culturais de grande impacto, como The Town, NBA e Copa do Mundo, fortalecendo a conexão com o público. “Trata-se de uma nova abordagem: conectar nossas marcas a temas culturalmente relevantes e dialogar de forma genuína com os consumidores”, ressalta.

Sustentabilidade e transformação do consumo

O Brasil é referência nas metas ambientais da companhia. No pilar plástico, a empresa recicla 115% do peso das embalagens comercializadas e reduziu o uso de plástico virgem, alcançando 37% de material reciclado em seus frascos. Na frente climática, a Unilever investe na descarbonização das operações, com energia limpa e biometano em suas fábricas.

Outro destaque é o pilar Natureza. Até 2030, a meta é implementar práticas regenerativas em 1 milhão de hectares. “Uma das maiores contribuições vem do Brasil, onde estamos investindo R$ 32 milhões para levar práticas regenerativas a 45 mil hectares de lavouras de soja no Cerrado, cobrindo até 90% do ingrediente usado na maionese Hellmann’s”, explica. O mesmo movimento ocorre com a produção de aveia para a marca Mãe Terra.

Ponto de vista

Mercados emergentes, como América Latina, Ásia e África, continuam estratégicos para a Unilever. Que oportunidades específicas o senhor enxerga para impulsionar crescimento nesses países, especialmente no Brasil, e quais ajustes de portfólio podem fortalecer essa presença?

Os mercados emergentes já representam 58% da receita da Unilever e continuam em foco. O Brasil e a América Latina têm potencial para desenvolver segmentos e criar inovações para oferecer produtos que realmente melhorem a vida das pessoas. Nosso mantra é Desejo em Escala: construir marcas ousadas, conectadas à cultura e ao digital, sustentadas por inovação, ciência, eficácia superior e design premium, capazes de entregar experiências memoráveis e recomendadas por quem as consome.