Filie-se
Negócios

Azzas 2154 integra Hering e Arezzo&Co e acelera plano de sinergias

Nova business unit reúne vestuário básico e calçados/acessórios, fica sob comando de David Python e marca mais um passo na simplificação operacional do grupo liderado por Alexandre Birman.

05 de fevereiro de 2026 por LIDE

alexandre birmanAlexandre Birman, CEO do Grupo Azzas 2454. (Foto: Divulgação)

O Azzas 2154 deu mais um passo em sua estratégia de simplificação e ganho de eficiência ao anunciar a unificação das business units que concentravam as operações da Hering (Basic) e da Arezzo&Co (Shoes & Bags). A nova estrutura passa a reunir marcas como Hering, Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Vans e Vicenza.

A liderança da unidade integrada ficará a cargo de David Python, que desde outubro conduz o plano de turnaround da Hering. Segundo Alexandre Birman, CEO do grupo, os resultados iniciais das reorganizações feitas nos últimos meses foram positivos o suficiente para justificar a antecipação do movimento.

“É uma decisão que reflete a evolução natural do grupo. Estamos finalizando os cálculos, mas já enxergamos sinergias relevantes com a integração de áreas e o aumento de eficiência”, afirmou Birman em entrevista à Bloomberg Línea, sem detalhar valores.

Parte dos ganhos deve ser reinvestida em sistemas, centros de distribuição e expansão da capacidade omnichannel. A integração também permitirá maior troca de expertise entre as marcas, especialmente em áreas como CRM, marketing, pós-venda B2B e relacionamento com franqueados.

O atual CEO da BU de Shoes & Bags, Rafael Sachete, apoiará a transição até o fim de março e, após mais de 20 anos no grupo, deixará a companhia para assumir um cargo executivo em outro setor. Segundo Birman, a saída de Sachete também contribuiu para a antecipação do processo.

Apesar de atuarem em categorias distintas, Hering e Arezzo&Co compartilham trajetórias semelhantes, com forte presença industrial no Sul do país e redes de franquias robustas. A proposta, segundo os executivos, é estruturar de forma mais consistente o intercâmbio de boas práticas já existente, como o uso do showroom digital desenvolvido pela Arezzo e agora incorporado pela Hering.

No novo desenho, Python assume inicialmente as áreas de pessoas, tecnologia e finanças das duas operações. A partir de junho, passará a comandar toda a unidade, após um período de gestão híbrida com o próprio Birman, que seguirá mais próximo das frentes de marca, marketing e produto.

A unificação segue um movimento semelhante ao realizado em 2025, quando o grupo integrou suas operações de moda masculina e feminina na BU Fashion & Lifestyle. Ao fim do processo, o Azzas 2154 passará a operar com duas grandes unidades de negócios, de porte semelhante, cada uma com faturamento anual estimado entre R$ 7,5 bilhões e R$ 8 bilhões.

Para Birman, a integração anunciada agora é mais um passo rumo a um objetivo maior: no futuro, operar todas as marcas do grupo sob uma única plataforma operacional. “Esse sempre foi o plano. Estamos apenas avançando de forma consistente e no ritmo certo”, disse.

*com informações da Bloomberg Línea