BMW Group expande sua rede global de TI e estabelece um novo hub no Brasil para impulsionar a inovação digital na região Américas
BMW Group TechWorks Brazil se une aos hubs existentes no mundo para fortalecer sua presença digital global.
BMW Group TechWorks Brazil se une aos hubs existentes no mundo para fortalecer sua presença digital global. (Foto: Divulgação)
O BMW Group anuncia uma expansão significativa de sua rede internacional de hubs de TI com o estabelecimento de um novo centro de tecnologia, denominado BMW Group TechWorks Brazil. Esta iniciativa estratégica, com início das operações em 3 de novembro, marca um passo fundamental no fortalecimento da presença global da empresa em transformação digital e desenvolvimento de software, particularmente para a região Américas.
O novo BMW Group TechWorks Brazil se unirá aos hubs internacionais de IT DevOps existentes na África do Sul, Portugal, China, Romênia, Índia e nos EUA, aprimorando ainda mais as capacidades do BMW Group para entregar soluções digitais de ponta. Desenvolvido em estreita colaboração com a Act Digital, uma multinacional brasileira líder em transformação digital e soluções AI-first, este hub se concentrará no desenvolvimento de soluções de software personalizadas para o BMW Group Serviços Financeiros e para as National Sales Companies (NSCs) em toda a região das Américas, bem como serviços de TI para quatro plantas de produção (Planta Spartanburg nos EUA, Planta San Luis Potosí no México, Planta Araquari no Brasil e Planta Manaus também no Brasil). Isso representa parcerias integrais dentro da rede mais ampla de hubs do BMW Group, caracterizadas por colaboração substancial e objetivos compartilhados.
"O estabelecimento do nosso novo BMW Group TechWorks Brazil ressalta o compromisso inabalável do BMW Group em avançar nossas capacidades digitais e promover a inovação globalmente", disse Carsten Sapia, Head de TI da BMW para as Américas. "Este hub será fundamental no desenvolvimento de soluções de software personalizadas que atendam às necessidades únicas de nosso BMW Group Serviços Financeiros, National Sales Companies (NSCs) e nossas plantas nas Américas, aprimorando, em última instância, a experiência do cliente e impulsionando nossos objetivos estratégicos na região".
O BMW Group TechWorks Brazil operará para garantir uma implementação tranquila e uma estrutura operacional robusta. O parceiro Act Digital antecipa uma ambiciosa trajetória de crescimento, com planos de aumentar o número de colaboradores em cinco anos e uma previsão de aporte de mais de US$ 100 milhões (mais de R$ 600 milhões), refletindo o compromisso de longo prazo do BMW Group com esta expansão estratégica.
Esta expansão solidifica ainda mais a presença do BMW Group no Brasil, complementando sua atuação existente que inclui duas plantas brasileiras, um Escritório de Engenharia e uma National Sales Company. Uma cerimônia de abertura oficial está planejada para o primeiro trimestre de 2026 para celebrar este marco na jornada contínua de transformação digital do BMW Group.
"Estamos entusiasmados com o potencial do BMW Group TechWorks Brazil para acelerar nossa agenda digital e fortalecer nossa posição como líder em inovação automotiva. Vemos um grande potencial em nosso parceiro Act Digital, nos talentos de TI brasileiros e em sua forte ligação com as marcas do BMW Group", acrescentou Frank Seidel, Head de IT DevOps Regional do BMW Group e NSCs, NFSCs Canadá, Argentina, México, Brasil e Importadores Latino-Americanos. "Ao fomentar fortes relacionamentos com fornecedores e colaborar com talentos locais, estamos construindo um ecossistema robusto que entregará valor significativo às nossas operações e clientes em todas as Américas".
"Para a Act Digital, isso representa um marco em nossa missão de acelerar a transformação digital em todas as indústrias", disse Paulo Quites, COO da Act Digital. "A colaboração com o BMW Group reforça nossa posição como um influenciador global em tecnologia e inovação. E destaca a excelência do talento de TI brasileiro na entrega de soluções digitais de alto valor em todo o mundo.”
O BMW Group permanece comprometido em fomentar fortes relacionamentos com fornecedores, caracterizados por colaboração e sucesso compartilhado, reforçando ainda mais nossa posição como líder global em inovação automotiva e digitalização.