Filie-se
Consumo

PepsiCo redesenha estratégia de preços para acelerar vendas e fortalecer marcas

Cortes atingem marcas como Lay’s e Doritos e fazem parte de estratégia anunciada após cobrança do fundo Elliott por ajustes no portfólio.

03 de fevereiro de 2026 por LIDE

pepsico-1000x570.jpgMarcas de snacks, como Lay’s, Doritos, Cheetos, Ruffles e Tostitos devem ficar mais baratas com a nova estratégia. (Foto: Divulgação)

A PepsiCo iniciou uma redução de preços de até 15% em algumas de suas principais marcas de snacks, como Lay’s, Doritos, Cheetos, Ruffles e Tostitos, com o objetivo de impulsionar as vendas em um cenário de maior sensibilidade do consumidor aos preços. A estratégia havia sido anunciada em dezembro e mantém os tamanhos dos produtos, apostando em maior acessibilidade para recuperar volume.

A companhia afirmou que a medida busca responder ao cansaço dos consumidores diante dos preços elevados nos supermercados. Segundo o CEO Ramon Laguarta, o movimento pretende “oferecer um valor mais nítido” em um contexto de restrições de orçamento das famílias, de acordo com a Bloomberg.

A redução de preços ocorre em meio à pressão da Elliott Management Investment, que no ano passado adquiriu uma participação de cerca de US$ 4 bilhões na empresa e passou a defender mudanças no portfólio e maior competitividade das marcas centrais. Em dezembro, a PepsiCo chegou a um acordo com o fundo, comprometendo-se a reduzir em 20% sua linha de produtos nos Estados Unidos e ajustar preços.

No balanço mais recente, a empresa reportou lucro acima do esperado no quarto trimestre, sustentado pela demanda internacional, e anunciou um programa de recompra de ações de US$ 10 bilhões. A companhia também reafirmou o guidance para o ano fiscal de 2026, com expectativa de crescimento da receita orgânica entre 2% e 4%.