Rubio diz que Irã representa ameaça mais grave para Europa do que aos EUA
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, destacou nesta quinta-feira, 25, que o Irã representa uma ameaça ainda mais grave para a Europa do que para os Estados Unidos.
"O Irã já possui mísseis que podem alcançar partes da Europa, o que faz parte da frustração do presidente Donald Trump", disse Rubio em coletiva de imprensa no Bahrein. O secretário reforçou que Teerã nunca pode ter uma arma nuclear, mas que "o único disposto a fazer algo a respeito" era Trump.
Segundo ele, os aliados europeus dificultaram o uso de bases no Oriente Médio, colocando em questão toda a aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "Uma das razões pelas quais sempre apoiei fortemente nossa presença na Otan é porque isso nos dá esses direitos de base que nos permitem projetar poder e proteger nossos interesses", acrescentou. A situação criou uma "verdadeira nuvem" sobre a organização, disse, acrescentando esperar que possa ser resolvida.
Hoje, o Irã também criticou a Otan, alegando que ela é "cúmplice" na guerra no Oriente Médio. O secretário adicionou que ainda não tem um valor definido de ajuda à Venezuela após o terremoto de ontem, mas que o governo Trump assumiu um "compromisso total" em apoiar o país.