Da América ao Oriente Médio, JBS e MBRF consolidam estratégia global e ampliam presença internacional
JBS e MBRF aceleram investimentos e inovação para manter a liderança mundial em proteínas e ampliar presença em mercados estratégicos.
Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.
A JBS segue expandindo sua presença internacional e reforçando a estratégia de diversificação em proteínas e geografias, que sustenta seu crescimento global. Com operações em mais de 20 países e marcas como Seara, Pilgrim’s e Friboi, a companhia registra aumento consistente de receita e rentabilidade, apoiada em produtos de valor agregado e inovação.
A força da JBS se reflete no desempenho de suas principais unidades. Seara mantém margens expressivas com portfólio de alimentos processados e congelados, mesmo diante de desafios como a gripe aviária, e avança em mercados nacional e internacional. A norte-americana Pilgrim’s Pride, presente nos Estados Unidos, México e Europa, exibe sólida demanda por frango e ganhos de eficiência, beneficiando-se de custos menores de grãos e de uma tendência de consumo doméstico. Na Austrália, a oferta de carne bovina e a melhora operacional em aquicultura também impulsionam resultados, enquanto Friboi, no Brasil, segue ampliando sua participação e fortalecendo o atendimento a diferentes ocasiões de consumo.
Negócios
Para sustentar esse ritmo, a JBS acelera investimentos estratégicos nos Estados Unidos, seu maior mercado. Somente neste ano, a empresa anunciou US$ 835 milhões em novas plantas e modernização industrial. Os aportes incluem a construção de uma fábrica de linguiças frescas em Perry, Iowa (US$ 135 milhões), a aquisição e expansão de uma unidade em Ankeny para produzir bacon e linguiças prontas (US$ 100 milhões), a modernização de frigoríficos bovinos em Texas e Colorado (US$ 200 milhões) e a edificação de uma nova planta de alimentos preparados no Condado de Walker, Geórgia (US$ 400 milhões).
“Esse investimento está alinhado com nossa estratégia de longo prazo de oferecer mais produtos alimentícios prontos e com maior valor agregado para atender às necessidades de nossos clientes e consumidores”, diz Wesley Batista Filho, CEO da JBS USA.
Para Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, em cada um dos países em que a Companhia atua, o foco permanece na excelência operacional, na ampliação do portfólio de valor agregado, na inovação e na construção de marcas fortes.
"A estratégia de diversificação geográfica e de proteínas da JBS é uma ferramenta poderosa, uma vantagem competitiva que nos permite mitigar as oscilações naturais dos ciclos das proteínas, bem como outros desafios de mercado”, explica.
Outros mercados
Marquinhos Molina, CEO da MBRF Arabia Saudita.
A MBRF, dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, também segue consolidando sua posição como uma das maiores empresas de alimentos do mundo ao expandir operações estratégicas na Arábia Saudita e reforçar sua plataforma global de inovação e sustentabilidade. A companhia, presente em mais de 127 países, combina eficiência operacional, portfólio diversificado e forte atuação no mercado halal para sustentar um crescimento consistente e de longo prazo.
No Oriente Médio, a MBRF avança por meio da joint venture MBRF Arabia, parceria com a Halal Products Development Company (HPDC), ligada ao fundo soberano saudita PIF. O mais recente passo é a criação de um Centro de Inovação em Jeddah, voltado a pesquisa e desenvolvimento de alimentos halal, que integrará laboratórios físico-químico, microbiológico e sensorial.
“O investimento na criação de um Centro de Inovação em Jeddah é um passo estratégico para consolidar a nossa presença local na Arábia Saudita. A integração entre pesquisa, tecnologia de ponta e talento local nos possibilita aumentar a eficiência operacional e, principalmente, atender às necessidades específicas dos consumidores locais”, afirma Marquinhos Molina, CEO da MBRF Arabia.
Expansão industrial
A nova fábrica da MBRF em Jeddah, anunciada este ano, receberá investimento inicial de US$ 160 milhões e terá capacidade anual de 40 mil toneladas, dedicada a alimentos processados e com potencial exportador. Essa estrutura se soma à aquisição de 26% da Addoha Poultry Company, que marca a entrada direta da empresa na produção local de frangos halal, e ao recente lançamento da linha Sadia Fresh, que insere a marca na categoria de frango resfriado.
O avanço internacional da companhia reforça uma estratégia que combina inovação e eficiência operacional. O programa MBRF+ segue capturando ganhos relevantes de produtividade, enquanto a companhia amplia a presença em mercados estratégicos, obtém novas habilitações de exportação e conquista participação em produtos de maior valor agregado. O resultado é uma geração de caixa robusta, endividamento historicamente baixo e margens competitivas em seus principais negócios no Brasil, no mercado halal e em exportações para mais de 14 países no Oriente Médio.
“A Visão 2030 do Reino da Arábia Saudita, com seu foco em diversificação econômica e fortalecimento da indústria halal, está totalmente alinhada ao propósito da BRF de oferecer alimentos de qualidade por meio de uma cadeia sustentável e inovadora. Nossa presença no Reino reforça nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do setor e com as preferências regionais”, reforça Marquinhos Molinha.