Filie-se
Economia

B3 apresenta soluções para impulsionar a transparência e fortalecer o mercado de carbono durante a COP30

Bolsa reforça seu papel de estrutura do mercado financeiro e de capitais como alavanca para uma economia mais sustentável e de baixo carbono.

10 de novembro de 2025 por LIDE

b3-mercado-de-acoesBolsa reforça seu papel de estrutura do mercado financeiro e de capitais como alavanca para uma economia mais sustentável e de baixo carbono. (Foto: Divulgação)

A B3, bolsa do Brasil, chega à COP30 com uma mensagem clara: o país tem condições de liderar a agenda rumo a uma economia de baixo carbono e o mercado financeiro é peça essencial para criar oportunidades que resultem em prosperidade compartilhada.

Com presença em painéis estratégicos na EY House, no World Climate Summit & Investment COP, na Green Zone e na Blue Zone, a B3 apresentará soluções que conectam empresas, investidores, academia e sociedade civil, fortalecendo o desenvolvimento de um mercado de carbono confiável, ampliando acesso a dados ESG e debatendo tendências como a Taxonomia Sustentável brasileira e as diretrizes da IFRS S1 e S2.

A companhia reforça sua atuação como ponte entre os participantes e alavanca para o crescimento sustentável ao transformar temas complexos, como crédito de carbono e dados em ferramentas práticas que dão escala, credibilidade e transparência ao mercado, que inclui registros de crédito de carbono, dados e instrumentos para tomada de decisão.

“A nossa presença na COP30 reflete a convicção de que sustentabilidade não é uma agenda paralela. É parte da engrenagem que movimenta o mercado. Como bolsa do Brasil, temos o papel de oferecer estruturas confiáveis, transparentes e acessíveis, que permitam às empresas e aos investidores avançarem juntos na transição climática. Somos agentes ativos na mobilização, na implementação e no fomento de práticas ESG que aceleram a transição do Brasil rumo a um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, com credibilidade”, afirma Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3.

Para a executiva, o Brasil vive um momento decisivo. “Estamos levando para a COP30 entregas concretas, como a evolução do ESG Workspace e o fortalecimento do mercado de carbono com registros primários e parcerias estratégicas. Acreditamos no poder do país de liderar com soluções e mostrar que impacto e performance podem e devem caminhar lado a lado”.