Filie-se
LIDE Brasil Reino Unido Fórum

Thasis Guido: “Soluções ambientais precisam ser financeiramente viáveis para gerar impacto real”

Diretor da Ambipar Europa destaca importância de ações sustentáveis e parcerias com comunidades locais no combate às mudanças climáticas.

31 de outubro de 2025 por LIDE

O diretor de Operações da Ambipar no Reino Unido, Europa e África, Thasis Guido, afirmou durante o LIDE Brasil Reino Unido Fórum, nesta sexta-feira (31), que o enfrentamento das mudanças climáticas exige soluções ambientalmente eficazes e financeiramente viáveis, capazes de gerar resultados sociais concretos. Ele destacou o papel da economia circular e das parcerias comunitárias como caminhos para enfrentar crises cada vez mais frequentes de seca, enchentes e incêndios florestais.

Guido lembrou os recentes desastres climáticos na Europa — como as enchentes em Valência e Múrcia — e no Brasil, com o caso do Rio Grande do Sul, para reforçar que os efeitos do aquecimento global “já estão nas nossas mãos”. Ele explicou que a Ambipar atua na gestão de emergências e resíduos, desenvolvendo planos de recuperação junto às comunidades afetadas e colaborando com grandes empresas, como a Vale, em projetos de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

“Não basta reconhecer o problema — precisamos de soluções acionáveis, transparentes e com retorno econômico. É assim que se constrói sustentabilidade de verdade”, afirmou.

FER_3498Diretor de Operações da Ambipar no Reino Unido, Europa e África, Thasis Guido. (Foto: Felipe Gonçalves/LIDE)

Guido também apresentou um projeto em desenvolvimento que busca produzir biocombustíveis a partir do açúcar residual presente em produtos alimentares e bebidas, como chocolates e refrigerantes. Segundo ele, a inovação pode gerar uma nova fonte de energia limpa e reduzir o desperdício industrial.

“Talvez aquilo que não é bom para nós, como o açúcar em excesso, possa ser bom para o planeta”, brincou o executivo.


O LIDE Brazil Reino Unido Fórum tem patrocínio de Itaú, Banco BRB, Vale, NSI, Shell, Governo do Rio de Janeiro, Loterj e X-VIA; e apoio de Acciona, Ambipar, Warde Advogados e Grupo FS. Os mídia partners são Jovem Pan News, Correio da Manhã, LIDE.com.br, Revista LIDE e TV LIDE. A British Airways é a transportadora oficial, o The Savoy Hotel é o Hotel Oficial, e a Maringá Turismo é a operadora oficial do evento.