Filie-se

Queda de avião da petrolífera Aramco deixa 14 mortos na Arábia Saudita

28 de junho de 2026 Redação O Estado de S. Paulo, Estadão Conteúdo

A queda de um helicóptero na Arábia Saudita matou 14 pessoas neste domingo, 28, informou a agência de notícias oficial do país, acrescentando que a aeronave pertencia à empresa Saudi Aramco.

O acidente ocorreu por volta das 6h (horário local) em Ras Tanura, região na costa leste do golfo, e todas as vítimas eram cidadãos sauditas, informou o comunicado. Não foram divulgadas mais informações sobre a causa da queda. Segundo o Ministério da Energia do país, todas as pessoas a bordo morreram.

"As autoridades competentes iniciaram uma investigação completa para determinar a causa do acidente", acrescentou a agência de notícias estatal.

A Saudi Aramco, a maior empresa de petróleo do mundo, é controlada majoritariamente pela Arábia Saudita.

Recentemente, a empresa teve de agir rapidamente, uma vez que a guerra envolvendo o Irã interrompeu o fornecimento de petróleo e elevou os preços. A empresa informou que conseguiu redirecionar parte das exportações de petróleo para um oleoduto, evitando assim o Estreito de Ormuz, que foi afetado pelas perturbações decorrentes do conflito.

Na última sexta-feira, 26, a Saudi Aramco retomou o carregamento de petróleo no terminal de Ras Tanura, no Golfo Pérsico, após quase quatro meses de paralisação, segundo informações da agência Reuters sobre dados de navegação.

(Com agências internacionais)