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Pontes de Valor

A nova era da presença britânica no Brasil: tecnologia, transição verde e crescimento sustentável

A nova fase das relações econômicas entre Brasil e Reino Unido fortalece eixos de negócios mais dinâmicos e sofisticados.

10 de novembro de 2025 - Atualizado em 10 de novembro de 2025 às 12h34 por REVISTA LIDE

RR_EVQ_24MY_AUTOBIOGRAPHY_210623_04A nova fase das relações econômicas entre Brasil e Reino Unido fortalece eixos de negócios mais dinâmicos e sofisticados.

Nos últimos anos, a relação econômica entre Brasil e Reino Unido ganhou novo dinamismo, marcada por cooperação tecnológica, crescimento do comércio bilateral e expansão de empresas britânicas em setores como automotivo, farmacêutico, energia, educação e bens de consumo.

O fluxo de investimentos vem sendo impulsionado por um cenário favorável à transição verde e à digitalização industrial, temas que unem as agendas econômicas e climáticas de ambos os países. O Reino Unido é um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, com presença em mais de 800 empresas e atuação em pesquisa, inovação e sustentabilidade. Esse movimento é recíproco: empresas brasileiras também ampliam operações e parcerias no Reino Unido, especialmente em fintechs, agronegócio, biotecnologia e energias renováveis.

A Jaguar Land Rover mantém em Itatiaia, no Rio de Janeiro, sua primeira fábrica fora do Reino Unido, reforçando a confiança no mercado brasileiro e a aposta em veículos híbridos e elétricos. No setor farmacêutico, a AstraZeneca consolidou o Brasil como um de seus principais centros de pesquisa e produção da América Latina, com laboratórios voltados à biotecnologia e vacinas. A Rolls-Royce mantém presença no país, fornecendo soluções de propulsão e engenharia para os setores aeronáutico e marítimo, com foco crescente em transição energética.

Protagonistas

A EY, empresa britânica de consultoria e auditoria, anunciou a expansão da EY-Parthenon, que passa a integrar a linha de serviços de Estratégia e Transações da organização. Com presença em 150 países, a nova estrutura reúne cerca de 25 mil profissionais, sendo 800 na América Latina. A mudança busca consolidar a atuação da EY-Parthenon como plataforma global de consultoria estratégica, fusões e aquisições (M&A), desinvestimentos, value creation, finanças corporativas e transformação de negócios. Segundo a empresa, a integração permitirá oferecer soluções completas em resposta aos desafios do mercado, combinando capacidades analíticas, setoriais e tecnológicas.

“Nossa ambição tornou-se mais ousada: queremos ser protagonistas e grandes parceiros nas agendas de transformações dos nossos clientes na América Latina e no mundo, por meio da estratégia e de M&A”, afirma Antonio Lage, líder da EY-Parthenon no Brasil. “Estamos construindo uma oferta mais robusta, com maior escalabilidade e impacto no mercado.”

Construção acelerada

A JCB é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção. A multinacional britânica, com mais de 20 anos de operação no Brasil, possui 24 fábricas que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A unidade brasileira, localizada em Sorocaba (SP), atende toda a América Latina, com retroescavadeiras, manipuladores telescópicos, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, miniescavadeiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e plataformas elevatórias.

“Desde 2001, quando a JCB iniciou suas atividades no Brasil, a empresa vem investindo no potencial do país. Sua planta de 37 mil m², em Sorocaba, supre o mercado brasileiro e latino-americano e tem capacidade para atender à demanda atual e futura. A companhia desenvolveu o primeiro motor de combustão a hidrogênio do mundo, já autorizado para uso comercial em diversos países da Europa em máquinas com emissão zero de carbono”, afirma Adriano Merigli, CEO da JCB América Latina.

Na pista certa

A Triumph Motorcycles Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com mais de 6.500 motocicletas emplacadas no ano. O desempenho reforça o crescimento da marca no país e seu posicionamento no segmento premium. A empresa também atingiu recordes de vendas: 14.277 unidades no atacado e 13.459 no varejo, com crescimentos acima de 40%. Com esses resultados, o Brasil tornou-se a subsidiária com maior volume de vendas no atacado e a segunda em volume de varejo no mundo. O país é hoje o principal mercado para motocicletas das famílias 400cc, Tiger 900 e Tiger 1200.

O avanço é resultado de fatores como lançamento de novos modelos, ampliação e qualificação da rede de concessionárias, ações de marketing e uma política de serviços voltada ao consumidor. Para Renato Fabrini, general manager da Triumph Brasil, o desempenho é fruto de um trabalho coletivo.

“Lançamos produtos com alto apelo de mercado, fortalecemos nossa rede, ampliamos a presença da marca com ações promocionais e campanhas, além de mantermos uma relação próxima com nossos clientes. É uma conquista de todos que fazem parte dessa jornada”, afirma.

Mercado em expansão

A Berkmann Wine Cellars Brasil, importadora britânica com mais de 60 anos de história e presente no país desde 2015, anunciou Mariano Levy como novo CEO. Fundada no Reino Unido, a Berkmann já recebeu diversas premiações e busca expandir sua atuação no mercado brasileiro, fortalecer parcerias e oferecer experiências voltadas à excelência em vinhos.

“A relação entre Brasil e Reino Unido tem potencial para impulsionar novos negócios no setor de vinhos e bebidas premium. Com tradição no Reino Unido, a Berkmann conecta mercados e promove marcas de prestígio. O Brasil se destaca como um mercado dinâmico, e nosso papel é integrar essa cadeia com eficiência, transparência e qualidade”, afirma Mariano Levy, CEO da Berkmann Wine Cellars Brasil.